Cem famílias deram mais um passo em direção à casa própria no sábado, dia 28 de novembro, quando foram sorteados os lotes do residencial PAIM II, na Vila Paim, São Leopoldo, do projeto Minha Casa Minha Vida, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 9 às 12 horas. Os sobrados terão 45 metros quadrados com sala de estar, dois quartos, cozinha e banheiro. O Projeto tem a HIDI como organizadora e executora, e a imobiliária Solar como dona do loteamento, sendo o recurso provindo do Ministério das Cidades por meio da Caixa Econômica Federal (CEF).
A Diretora de programas sociais da OSCIP responsável pela execução do programa, Helena Kieling, explica que os proprietários vão começar a pagar a primeira prestação, equivalente a 10% da renda familiar, 30 dias depois de instalados nas residências. “Cada lote tem duas casas (estilo germinadas) e esse encontro foi que os nossos vizinhos se conhecessem. Também ficou acertado que as pessoas que vão se mudar com parentes poderão ficar perto.”
A dona de casa Ivone Pinheiro, 48 anos, vive atualmente na Vicentina com o marido e três filhos solteiros. Toda a família vai morar no Residencial PAIM II, mas cada um no seu canto. Um dos filhos, o açougueiro Jeferson Pinheiro, 21 anos, acompanhou a mãe no sorteio. “É uma mudança. É a independência”. Opinou.
A assistente administrativa Katiane Brocca da Silva, 24 anos, também vai alcançar a independência. Atualmente, ela vive com a mãe no bairro Rio dos Sinos e está ansiosa por seu espaço. “Tive filho há pouco e, com essa mudança, é importante ter um espaço próprio”, disse Katiane.
O repasse para o programa totaliza R$ 36.920,00 por unidade. A contra-partida da OSCIP é de R$ 5.080,00. A assinatura do contrato com a CEF está prevista para 18 de dezembro e a ordem de início das obras deve ocorrer na semana seguinte. O prazo para a entrega das casas é de 12 meses.
Na foto: Sra. Marilene Tumelero, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal - Agência São Leopoldo.